quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DA UNIDADE BATALHÃO ARTILHARIA 2857

      Com a publicação da HISTÓRIA DA UNIDADE BATALHÃO ARTILHARIA 2857, pretendemos contar todos os Actos e Feitos ocorridos com as Companhias pertencentes a este Batalhão desde a sua formação, permanência durante os anos de 1968 a 1970 no C.T.I. da Guiné até à sua rendição pelo Batalhão de Cavalaria 2922.

     Igualmente, pretendemos contar todos os Actos e Feitos ocorridos com todas as Unidades que durante o período de estadia, estiveram na Área de Intervenção, do Bart 2857, antes e após este período até à Independência da Guiné-Bissau. 
    
     Também, não vamos esquecer a episódica intervenção de elementos do Bart 2857, fora da sua Área de Intervenção.

     Para isso, dividimos em dois grupos a sua publicação : 

  • HISTÓRIA DA UNIDADE BATALHÃO ARTILHARIA 2857 - Mobilização, Composição e Deslocamento para o C.T.I. da Guiné;

  • HISTÓRIA DA UNIDADE BATALHÃO ARTILHARIA 2857 - Actividade no C.T.I. da Guiné.
     Gostariamos que, sempre que possível, para além da descrição esta, fosse acompanhada de fotografias, e de toda a documentação relevante e relacionada, de então ou de agora.

    Para tal pedimos a colaboração de todos que lá estiveram e foram intervenientes, de qualquer forma, que contribuissem com a sua quota parte, que é muito simples, nos enviassem as fotografias e documentação que entendam pois virão, efectivamente, melhorar em termos visuais, aquilo que, embora, narrado não retratam os acontecimentos.

     Contudo, podem, pessoalmente publicar as suas próprias visões dos acontecimentos, ora como publicação em Poste, como através de comentário.
O Blogue é público e pertence a todos; não existe censura; pede-se unicamente que os factos sejam fiáveis e verdadeiros, pois antes de publicados haverá uma moderação, por parte dos Administradores do Blogue.

     Têm sido contactados e, ainda irão ser mais, por um lado, publicitando a existência do Blogue, e que proliferem a informação com aqueles que lhe estão próximos ou que estiveram conjuntamente, convidando-os a colaborar, pois as Unidades estiveram em locais diferentes de Piche, e terão mais facilidades em provir de fotografias, documentação e realidade dos acontecimentos e, desta forma, «oferecerem» ao Blogue para sua publicação.

     Temos alguns contactos e promessas de colaboração de Unidades que não são do Bart 2857, o que é meritório. Lamentavelmente, até ao momento não tivemos ninguém das próprias Unidades do Bart 2857, que se prestassem a colaborar. Julgamos que será uma questão de tempo ...
    
     Pensamos, apresentar um Poste sobre uma pessoa que, julgo para todos, foi muito importante para o Bart 2857, embora já tenha falecido, refiro-me ao nosso  Comandante General JOSÉ JOÃO NEVES CARDOSO. Uma biografia de toda a sua vida militar. Para tal iremos solicitar ao nosso ex-Capitão Comandante da Cart 2440, PAQUIM DA COSTA, pessoa que mais convivia com o nosso Comandante.

     Aos nossos Coroneis Comandantes das várias Companhias do Bart 2857, solicitamos a sua colaboração, tanto da sua experiência e ponto de vista das realidades que passaram, assim como, sobre assuntos «Reordenamento», «Psico» entre muitos mais.

     Para finalizar, convidamos a todos os que nos visitam que se inscrevam no Blogue e colaborem; tem sido uma alegria imensa para aqueles que vivem fora do País, por todo esse Mundo, e que já visitaram o nosso Blogue possuirem um meio de recordar e manter um cordão umbilical com aqueles que num passado, com já alguns anos, viveram durante 23 meses, momentos muito cruéis que, em alguns deixaram marcas, e outros mais alegres.

     Vamos, tentar colocar à sua disposição por este meio abençoado, a internet, os nossos Convívios para que aqueles que nunca foram, ou não puderam ir, sejam qual forem as razões e mostrar os seus amigos e camaradas, como eles se tornaram agora e como eram antes.

      Não tenham medo, quem não tem jeito para escrever, nós ajudamos; não custa nada, somente inscreverem-se no nosso Blogue e, quando enviarem Postes para publicar, que enviem sempre uma fotografia de antes e de agora.

     Obrigado, desde já, pela vossa atenção.

Pereira da Costa, ex-Fur Mil Oper Info, CCS/Bart 2857, Administrador.


1 comentário:

  1. Amigo Pereira da Costa
    Nao sei se te lebras de mim mas desde ja te quero agradecer pelo que tens feito para que
    esses tempos nao sejam esquecidos.
    Tenho pena de nao puder ajudar, mas fotos nao tenho muitas,e as que tenho sao de pequenas jantaradas que faziamos e algumas bobedeiras com o WHYSKY que passava pelo postigo do capitao Dias
    (A sala de Operacoes aonde creio que tambem estavas)
    Sem mais um grande abraço e até breve

    ResponderEliminar