quarta-feira, 3 de março de 2010

PICHE (CART 3332) - (Parte 1) - Intervenção e Reserva CAOP 2 e Reforço do BCav 2922 (1970 a 1972)

Damos início ao relato da actividade das unidades não pertencentes ao Batalhão de Artilharia n.º 2857, que intervieram no Sector deste posteriormente ao período de permanência do mesmo entre 1968 a 1970.

Date: Sun, 28 Fev 2010 09:13,
Subject: Re: Piche
From: josé E.ROCHA jose.e.rocha@hotmail.fr
To: eduardotlopes@gmail.com

Bom dia Eduardo como vai a saúde? Então o vento e a chuva já passou? Criamos o Blogue do Bart 2857 como também estiveste lá para aqueles lados e se quiseres participar ou mandar fotos inscreve-te. Um AB JR


Date: Sun, 28 Feb 2010 18:42:52 +0000
Subject: Re: Piche
From: eduardotlopes@gmail.com
To: josé.e.rocha@hotmail.fr

Boa tarde
Olá Rocha
Estou a pedir-te desculpa, pois que, recebi o teu correio anterior em que me anunciavas a existência do vosso blogue é claro que gostei e fiquei feliz .

1º - Porque nós CART 3332 somos de certa maneira continuadores da vossa missão no sector; os trilhos por vós percorridos, foram por nós também percorridos e este teu camarada na sua missão de intervenção, conheceu : Cambor de passagem; Camajabá de passagem; Canquelifá participei numa operação de patrulha e reconhecimento em reforço da CCav 2748; Ponte Caium de passagem; Dunane 2 dias e 2 noites operador da rádio por impedimento do camarada de TRMS do Bart. Nova Lamego, Canjadude, e TChe-TChe, onde estive no sitio que morreram 46 camaradas no acidente da jangada, e, onde tivemos o nosso 1 morto em combate 11 de Fevereiro 1971.


Claro que fiz toda a minha actividade operacional na intervenção pelo que percorri como TRMS todo o cenário de operacionalidade atribuído a Piche.

Todo este arrazoado, só para te fazer sentir que nunca esquecerei as operações ao Corubal - Beli para «plantar» minas, as emboscadas nocturnas, as seguranças à Mono Tecnil na construção do troço da estrada alcatroada Nova Lamego - Piche, e as mil e uma patrulhas de reconhecimento, colunas de abastecimento etc. etc.

2º - Porque de certa maneira, o vosso Blogue que já visitei e revi, será também mais um motivo de inspiração para o nosso site em construção que tem o título «Por uma Guiné Melhor».

Seguindo o teu pedido terei o maior prazer em colaborar ou assinar um artigo, com foto, para o vosso blogue caso vós assim o pretendam.

Claro que como deves ter Noticias, o mau tempo já passou, e aqui na cidade e em Gondomar onde durmo, salvo árvores arrancadas, telhas voadoras e placards de publicidade torcidos, mais nada há declarar!

A saúde, é a possível, um gajo está mais p'ra velhice, e isto, já não é, aquela pujança de quando andávamos às bajudas na Psico mas vamos andando, e "gemendo".

E é com um abraço e os ficheiros que anexo, que envio os melhores cumprimentos

Eduardo Lopes.
Espero que dê para tirar saudades!



PICHE - Quartel 24FEV71 – A (Messe dos oficiais.bar); B (Quartos); C (Campo de andebol); D (Piscina Vazia); E (Horta); F (Tufico)
 
 
PICHE - Quartel 24FEV71 Vista Aérea do limite pista lado Leste. O arame farpado secciona a pista..
 
PICHE Junho 1971 ida à lenha - O Mercado Local á direita a estrada para Buruntuma, à esquerda Canquelifá..
 
Fotografias Direitos de Reserva e Propriedade de Eduardo Lopes (trms) - Cart 3332
 
 
COMPANHIA DE ARTILHARIA 3332



Mobilizada do Regimento de Artilharia Pesada 2, em Vila Nova de Gaia, desembarcou em Bissau em 19 de Dezembro de 1970, seguindo para PICHE em 25 de Janeiro de 1971, após a realização do CIM, em Bolama, da Instrução de Aperfeiçoamento Operacional.



Em PICHE substituiu a CCaç 2747 na função de intervenção e reserva do CAOP 2 e reforço do BCaç 2922.



Nesta função foi destacada para operações nas áreas de CANQUELIFÁ e CANJADUDE, onde colaborou, com três Grupos de Combate, na Operação «DUAS QUINAS», para a ocupação temporária do antigo Aquartelamento do CHE-CHE, para instalação de uma base de patrulhas na área.



Regressou à Metrópole em 13 de Dezembro de 1972.

Publicada por Pereira da Costa ex-Fur Mil Oper Info (CIOE 1968), CCS/BART 2857, PICHE  - Administrador

Sem comentários:

Enviar um comentário