Damos início ao relato da actividade das unidades não pertencentes ao Batalhão de Artilharia n.º 2857, que intervieram no Sector deste posteriormente ao período de permanência do mesmo entre 1968 a 1970.
Date: Sun, 28 Fev 2010 09:13,
Subject: Re: Piche
From: josé E.ROCHA jose.e.rocha@hotmail.fr
To: eduardotlopes@gmail.com
Bom dia Eduardo como vai a saúde? Então o vento e a chuva já passou? Criamos o Blogue do Bart 2857 como também estiveste lá para aqueles lados e se quiseres participar ou mandar fotos inscreve-te. Um AB JR
Subject: Re: Piche
From: eduardotlopes@gmail.com
To: josé.e.rocha@hotmail.fr
Boa tarde
Olá Rocha
Estou a pedir-te desculpa, pois que, recebi o teu correio anterior em que me anunciavas a existência do vosso blogue é claro que gostei e fiquei feliz .
1º - Porque nós CART 3332 somos de certa maneira continuadores da vossa missão no sector; os trilhos por vós percorridos, foram por nós também percorridos e este teu camarada na sua missão de intervenção, conheceu : Cambor de passagem; Camajabá de passagem; Canquelifá participei numa operação de patrulha e reconhecimento em reforço da CCav 2748; Ponte Caium de passagem; Dunane 2 dias e 2 noites operador da rádio por impedimento do camarada de TRMS do Bart. Nova Lamego, Canjadude, e TChe-TChe, onde estive no sitio que morreram 46 camaradas no acidente da jangada, e, onde tivemos o nosso 1 morto em combate 11 de Fevereiro 1971.
Claro que fiz toda a minha actividade operacional na intervenção pelo que percorri como TRMS todo o cenário de operacionalidade atribuído a Piche.
Todo este arrazoado, só para te fazer sentir que nunca esquecerei as operações ao Corubal - Beli para «plantar» minas, as emboscadas nocturnas, as seguranças à Mono Tecnil na construção do troço da estrada alcatroada Nova Lamego - Piche, e as mil e uma patrulhas de reconhecimento, colunas de abastecimento etc. etc.
2º - Porque de certa maneira, o vosso Blogue que já visitei e revi, será também mais um motivo de inspiração para o nosso site em construção que tem o título «Por uma Guiné Melhor».
Seguindo o teu pedido terei o maior prazer em colaborar ou assinar um artigo, com foto, para o vosso blogue caso vós assim o pretendam.
Claro que como deves ter Noticias, o mau tempo já passou, e aqui na cidade e em Gondomar onde durmo, salvo árvores arrancadas, telhas voadoras e placards de publicidade torcidos, mais nada há declarar!
A saúde, é a possível, um gajo está mais p'ra velhice, e isto, já não é, aquela pujança de quando andávamos às bajudas na Psico mas vamos andando, e "gemendo".
E é com um abraço e os ficheiros que anexo, que envio os melhores cumprimentos
Eduardo Lopes.
Espero que dê para tirar saudades!
PICHE - Quartel 24FEV71 – A (Messe dos oficiais.bar); B (Quartos); C (Campo de andebol); D (Piscina Vazia); E (Horta); F (Tufico)
PICHE - Quartel 24FEV71 Vista Aérea do limite pista lado Leste. O arame farpado secciona a pista..
PICHE Junho 1971 ida à lenha - O Mercado Local á direita a estrada para Buruntuma, à esquerda Canquelifá..
Fotografias Direitos de Reserva e Propriedade de Eduardo Lopes (trms) - Cart 3332
COMPANHIA DE ARTILHARIA 3332

Em PICHE substituiu a CCaç 2747 na função de intervenção e reserva do CAOP 2 e reforço do BCaç 2922.
Nesta função foi destacada para operações nas áreas de CANQUELIFÁ e CANJADUDE, onde colaborou, com três Grupos de Combate, na Operação «DUAS QUINAS», para a ocupação temporária do antigo Aquartelamento do CHE-CHE, para instalação de uma base de patrulhas na área.
Regressou à Metrópole em 13 de Dezembro de 1972.
Sem comentários:
Enviar um comentário